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Regulamento da Copa Sul de Automodelismo On-Road - 07/11/2008

Copa Sul de Automodelismo - 2008
Regulamento de Corrida – Categoria On Road – Escala 1/5
 

INTRODUÇÃO

 A organização deste campeonato de automodelos rádio-controlados, adota como princípio as normas da IFMAR (www.ifmar.org). Porém, algumas modificações foram feitas neste regulamento e prevalecerão sobre esta Associação, com o intuito de adaptar estas regras à nossa realidade.

 Quaisquer hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pela Comissão Organizadora do evento, o mais rápido possível.

 A Comissão Organizadora é autônoma, independente e soberana em suas decisões.

 Todos os pilotos que se inscreverem neste Campeonato estão cientes disto, aceitam tal como verdade e abdicam de todo e qualquer recurso em qualquer instância, por mais privilegiado que seja.

S U M Á R I O

01 - Organização e Regulamentação

02 - Local da Prova

03 - Calendário

04 - Circuito

05 - Inscrições

06 - Cronograma

07 - Prova final

08 - Penalizações

09 - Eliminação do evento

10 - Situações especiais

11 - Protesto

12 - Regulamento Técnico

 

1 - Organização e Regulamentação das Corridas

1.1 - Comissão Organizadora e Regulamentadora

Alexandre Rodrigues

Wellington Kultcheck

Joares

1.2 - O piloto, antes de iniciar suas atividades na pista, deverá:

  a) retirar seu crachá com a organização da prova

1.3 - Inspeção Técnica

 Será realizada, caso ocorra o protesto por parte de algum piloto participante.

1.4 - Freqüências de Rádio

Cada piloto deverá inscrever de preferência duas, e no mínimo uma freqüência

Em caso de ocorrência de freqüências iguais, o Diretor de prova deverá chamar os pilotos e propor sua troca, dentro do espírito esportivo. Caso isso não ocorra, será feito sorteio, até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid.

1.4.1 - Todos os rádios serão retidos no momento da inscrição. Os pilotos somente poderão usá-los, quando lhes for permitido o acesso ao palanque de pilotagem. Quando terminar a prova que o piloto estiver participando, o mesmo deverá colocar seu rádio de volta no respectivo lugar, não podendo descer do palanque com ele. Caso isso ocorra, o piloto será desclassificado da prova que tenha participado. O rádio somente poderá ser manuseado fora do palanque para reparo ou troca de pilhas/baterias, ou com autorização prévia do diretor de prova, em casos excepcionais.

1.4.2 - Será excluído do Campeonato o piloto que efetuar a troca de freqüência, sem comunicar antecipadamente à direção de prova;

1.5 - Posição no palanque e boxes

A posição no palanque será de livre escolha. Não havendo concordância entre os pilotos, será feito sorteio até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid.

1.6 - Sensores de cronometragem (Transponder)

1.6.1 – Serão utilizados os do Clube :

O piloto poderá instalá-lo em qualquer lugar do seu carro.

Observação:

É obrigação do piloto instalar o sensor em um local seguro e que não possua entre ele e a pista nenhuma peça de alumínio/carbono, pois elas diminuem a eficiência do mesmo.

§ único - a prova só será parada por pane “geral” do sistema.

2 - Local da prova

Clube de Modelismo Asas do Vale

3 - Calendário

Dias 28/29 e 30/11/2008, com prova única em 30/11/2008, conforme cronograma.

4 - Circuito

O circuito a ser utilizado será o Oficial no sentido anti-horário.

5 - Inscrições

5.1 - As inscrições poderão ser feitas até o dia 28/11/2008, pelo site ou por e-mail, a um custo de R$ 100,00 (cem reais) por inscrição, ou no local da prova.

5.2 - A inscrição é individual e intransferível;

5.3 - o valor não será devolvido caso o piloto tenha problemas e não consiga participar da corrida;

Observação 1:

Nos dias reservados à realização do Campeonato, a Direção do Clube isentará os pilotos participantes,  que não são sócios do Clube, de pagarem a taxa de utilização da pista.

Observação 2:

Lembramos que, para qualquer tipo de atividade no setor de automodelismo (on e off) e em qualquer dia, o piloto deve sempre, antes de iniciar atividades, procurar a organização da prova.

 6 - Cronograma

 6.1 – 28/11/2008 – Sexta-Feira :

Treinos livres, não cronometrados, com controle de freqüência sob responsabilidade dos pilotos.

 6.2 – 29/11/2008 – Sábado :

a)     Hits Classificatórios - cronometrados, com controle de freqüências pela direção de prova :

- 10:00 horas

- 10:30 horas

- 11:00 horas

- 11:30 horas

- 14:00 horas

- 14:30 horas

- 15:00 horas

- 15:30 horas

- 16:00 horas

- 16:30 horas

b)     Os Hits serão de 5 (cinco) minutos de aquecimento + 10 (dez) minutos de corrida;

c)     Os 4 (quatro) melhores classificados sobem direto para a final;

 6.3 – 30/11/2008 – Domingo :

a)     Duas Semi-Finais - cronometradas, com controle de freqüências pela direção de prova :

       - 10:00 horas

       - 11:00 horas

b)     As Semi-Finais serão de 5 (cinco) minutos de aquecimento + 20 (vinte) minutos de corrida;

c)     Destas duas Semi-Finais sairão 6 (seis) classificados para a Prova Final :

c-1) campeão e vice de cada classificatória;

c-2) 5º (quinto) e 6º (sexto) melhores tempos das classificatórias.

 7 - Prova Final

a)     cinco minutos de aquecimento de pneus;

b)     o Diretor de prova anunciará o final do aquecimento de pneus e os pilotos deverão terminar a volta já aberta e alinhar na sua posição de largada no grid;

c)      quando o último carro parar no seu ponto do grid, o diretor abrirá a contagem regressiva de dez (10) segundos. Os pilotos deverão aguardar o "start" do Diretor de prova para a largada;

d)     o grid será no estilo “fila indiana” (um atrás do outro);

e)     a duração da prova será de trinta (30) minutos corridos;

f)        não será permitido o reabastecimento durante a prova;

7.1 - Solicitação de Tempo

a)     o pedido de tempo será permitido somente antes da prova final, para reparo de equipamento, que será de dez (10) minutos;

b)     somente um (1) pedido de tempo será acatado, para todos os pilotos;

c)      o pedido de tempo será acatado desde que seja solicitado até três (3) minutos antes do início da prova e os três (3) minutos que faltavam para o início da prova, serão acrescidos aos dez (10) minutos de tempo. Portanto, a prova somente terá sua largada após treze (13) minutos.

d)     durante o período de tempo, a pista ficará fechada.

e)    o piloto que fizer a solicitação deverá largar na ultima posição e o seu lugar ficará vago no grid. Na impossibilidade de retornar ao grid a tempo da nova largada, deverá largar do seu Box, após a autorização do fiscal.

f)        ao final do período de tempo, o Diretor de prova iniciará novo procedimento de largada;

8 - Penalizações

Serão aplicadas pelo Diretor de Prova aos pilotos, quando do não cumprimento do regulamento.

As penalizações serão divididas em:

 8.1 - Advertência  Verbal:

O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:

 - Piloto {nome}, você está sendo advertido verbalmente por {motivo}.

Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que não interfiram na performance dos pilotos adversários, como:

a)     obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido (não utilizada para efeito de penalização);

b)     tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que este perca sua posição;

c)      acidentar-se por entrar no box em velocidade exagerada;

8.2 - Time Penalty:

O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:

- Piloto {nome}, "Time Penalty", você esta sendo penalizado por {motivo}.

 Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:

a)     piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;

b)     usar termos de baixo calão;

c)      tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;

d)     ter recebido uma advertência verbal no mesmo dia da corrida;

e)     falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;

f)        queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);

g)     obstruir o fluxo nos boxes;

h)      parar o carro com os pés;

i)        realizar, na pista,  reparos no carro;

j)        pilotar imprudente e perigosamente (a critério da Direção de Prova), de forma que interfira no resultado da corrida.

8.3 - Como cumprir o Time Penalty:

a)     o piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes em velocidade compatível com a área de boxes (velocidade baixa), parar por 10 segundos no seu box e após a autorização do Diretor de prova, retornar à pista;

b)     o piloto penalizado terá três (3) voltas para cumprir o Time Penalty;

c)      caso falte menos de três (3) voltas para o término da prova e o piloto ainda não cumpriu sua penalização, o piloto terá acrescido vinte (20) segundos ao seu tempo;

8.4 - Desclassificação:

a)     casos de irregularidades na vistoria técnica após a prova, por protesto de algum piloto;

b)     após o  terceiro "Time Penalty", durante a competição;

c)      deliberada obstrução de outros carros na tentativa de influenciar no resultado da corrida;

d)     nos casos de agressões verbais;

e)     insistir em manter o carro com algum problema técnico na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.(Ex:pipa solta/quebrada, pneu rasgado ou descolado, que interfira na estabilidade do carro, etc.)

f)        quando o piloto utilizar a pista fora do horário estabelecido pela organização do campeonato.

9 - Eliminação dos eventos

No caso de agressão física.

10 -  Situações especiais de corrida

10. 1 - Interrupção de corrida

Caso a corrida seja interrompida por mais de 60 minutos, por motivos fora do controle dos realizadores, o Diretor de Prova juntamente com representantes da organização de prova e sem interferência dos pilotos, poderão decidir por cancelar a etapa.

10.2 - Pane no sistema de cronometragem:

Aguardar até uma (1) hora antes de reiniciar o evento. Caso persista o problema, a decisão ficará a cargo da Comissão organizadora.

10.3 – Pane no sensor de um dos carros :

É obrigação do piloto, instalar o sensor em um local seguro e que não possua entre ele e a pista nenhuma peça de alumínio/carbono, pois elas diminuem a eficiência do mesmo.

§ único – a prova só será parada por pane “geral” do sistema.

10.4 - Situações de mau tempo:

Só haverá cancelamento de prova por motivo de mau tempo (chuva), com a votação de 50% (cinqüenta por cento) + 1 (mais um) dos pilotos presentes na pista, no dia da etapa.

10.5 - Em caso de cancelamento da Prova Final, valerão os tempos da classificatória para a formação do grid, como resultado final do campeonato.

11 - Protesto

Somente serão aceitos protestos por escrito e encaminhados em mãos ao Diretor de prova ou seu assistente.

11.1 - Prazo para encaminhamento dos protestos:

a)     cinco (5) minutos após o término =  nas classificatórias (Hits e Semi-Finais)

b)     dez (10) minutos após o término  =  na prova final

11.2 - Protestos contra fraudes no regulamento técnico serão aceitos e verificados mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100,00 (cem reais) por protesto. Caso o protesto seja válido o valor ficará no caixa da categoria, caso contrário ficará com o protestado.

11.3 - No caso de protestos contra resultados, o responsável pela cronometragem e o Diretor de Prova verificarão o(s) resultado(s) questionado(s) e decidirão a(s) questão(ões).

11.4 - A Direção de Prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.

11.5 - A Organização não será obrigada a atuar sobre tais queixas, mas estudará seriamente uma resposta, caso seja inquirida.

11.6 - Protestos contra as decisões da Comissão Organizadora deverão ser encaminhados a um dos membros desta Comissão, depois do evento e por escrito.

§ único: a presença dos envolvidos durante um protesto é obrigatória.

12 - Regulamento Técnico

12.1 - motor 23W e 24W serie nova, dois (2) tempos, até quatro (4) janelas, sem nitro e sem turbo;

12.2 - câmbio somente de uma velocidade;

12.3 - está liberado o uso de todos os tipos de pipa (observar limite de ruídos), mas somente serão aceitas pipas com “muffler” (boró);

12.4 - todos os carros devem ter um (1) sistema de freio operacional capaz de parar o carro e um sistema de embreagem capaz de deixar o carro parado com motor ligado sem o acionamento do freio.

12.5 - carroceria tipo Turismo (Sedan,Coupe), nas versões duas (2) e quatro (4) portas;

exemplo: Audi A4, Audi TT , Mercedes, Porsche, Ferrari, Peugeot Coupe, BMW, todas

§ único – não serão permitidas carrocerias “protótipo”.

a)       a carroceria deve ser feita de um material flexível e deve ser pintada corretamente. As janelas devem ser transparentes, semitransparentes ou pintadas com cores contrastantes com as do carro;

b)       todas as janelas poderão ser abertas, respeitando-se o tamanho do vidro, com exceção do Pára-brisas dianteiro que só poderá ter uma abertura (mínima) para passagem da antena do receptor;

c)       dentro da carroceria não serão permitidas modificações ou ajustes aerodinâmicos de quaisquer natureza;

12.6 - aerofólio :

a)       altura : não poderá ficar acima da linha do teto do carro;

b)       largura : não poderá ultrapassar as laterais da bolha;

12.7 - o pára-choque dianteiro tem que seguir o contorno do corpo do carro e deve ser construído para minimizar danos resultados de batidas. O pára-choque deve ser feito de borracha de espuma ou um material plástico flexível;

12.7 - nenhuma parte do carro pode sair para fora da bolha, quando visto de cima;

§ único – exceção feita aos pneus traseiros que, devido ao “toe”, poderão ficar com parte traseira aparecendo;

12.9 - a antena do receptor deve ser flexível. Não é permitido carbono, GRP, aço, etc...;

12.10 - o uso de giroscópios eletrônicos não é permitido;

 


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