Copa Sul de Automodelismo - 2008
Regulamento de Corrida – Categoria On Road – Escala 1/5
INTRODUÇÃO
A organização deste campeonato de automodelos rádio-controlados, adota como princípio as normas da IFMAR (www.ifmar.org). Porém, algumas modificações foram feitas neste regulamento e prevalecerão sobre esta Associação, com o intuito de adaptar estas regras à nossa realidade.
Quaisquer hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pela Comissão Organizadora do evento, o mais rápido possível.
A Comissão Organizadora é autônoma, independente e soberana em suas decisões.
Todos os pilotos que se inscreverem neste Campeonato estão cientes disto, aceitam tal como verdade e abdicam de todo e qualquer recurso em qualquer instância, por mais privilegiado que seja.
S U M Á R I O
01 - Organização e Regulamentação
02 - Local da Prova
03 - Calendário
04 - Circuito
05 - Inscrições
06 - Cronograma
07 - Prova final
08 - Penalizações
09 - Eliminação do evento
10 - Situações especiais
11 - Protesto
12 - Regulamento Técnico
1 - Organização e Regulamentação das Corridas
1.1 - Comissão Organizadora e Regulamentadora
Alexandre Rodrigues
Wellington Kultcheck
Joares
1.2 - O piloto, antes de iniciar suas atividades na pista, deverá:
a) retirar seu crachá com a organização da prova
1.3 - Inspeção Técnica
Será realizada, caso ocorra o protesto por parte de algum piloto participante.
1.4 - Freqüências de Rádio
Cada piloto deverá inscrever de preferência duas, e no mínimo uma freqüência
Em caso de ocorrência de freqüências iguais, o Diretor de prova deverá chamar os pilotos e propor sua troca, dentro do espírito esportivo. Caso isso não ocorra, será feito sorteio, até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid.
1.4.1 - Todos os rádios serão retidos no momento da inscrição. Os pilotos somente poderão usá-los, quando lhes for permitido o acesso ao palanque de pilotagem. Quando terminar a prova que o piloto estiver participando, o mesmo deverá colocar seu rádio de volta no respectivo lugar, não podendo descer do palanque com ele. Caso isso ocorra, o piloto será desclassificado da prova que tenha participado. O rádio somente poderá ser manuseado fora do palanque para reparo ou troca de pilhas/baterias, ou com autorização prévia do diretor de prova, em casos excepcionais.
1.4.2 - Será excluído do Campeonato o piloto que efetuar a troca de freqüência, sem comunicar antecipadamente à direção de prova;
1.5 - Posição no palanque e boxes
A posição no palanque será de livre escolha. Não havendo concordância entre os pilotos, será feito sorteio até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid.
1.6 - Sensores de cronometragem (Transponder)
1.6.1 – Serão utilizados os do Clube :
O piloto poderá instalá-lo em qualquer lugar do seu carro.
Observação:
É obrigação do piloto instalar o sensor em um local seguro e que não possua entre ele e a pista nenhuma peça de alumínio/carbono, pois elas diminuem a eficiência do mesmo.
§ único - a prova só será parada por pane “geral” do sistema.
2 - Local da prova
Clube de Modelismo Asas do Vale
3 - Calendário
Dias 28/29 e 30/11/2008, com prova única em 30/11/2008, conforme cronograma.
4 - Circuito
O circuito a ser utilizado será o Oficial no sentido anti-horário.
5 - Inscrições
5.1 - As inscrições poderão ser feitas até o dia 28/11/2008, pelo site ou por e-mail, a um custo de R$ 100,00 (cem reais) por inscrição, ou no local da prova.
5.2 - A inscrição é individual e intransferível;
5.3 - o valor não será devolvido caso o piloto tenha problemas e não consiga participar da corrida;
Observação 1:
Nos dias reservados à realização do Campeonato, a Direção do Clube isentará os pilotos participantes, que não são sócios do Clube, de pagarem a taxa de utilização da pista.
Observação 2:
Lembramos que, para qualquer tipo de atividade no setor de automodelismo (on e off) e em qualquer dia, o piloto deve sempre, antes de iniciar atividades, procurar a organização da prova.
6 - Cronograma
6.1 – 28/11/2008 – Sexta-Feira :
Treinos livres, não cronometrados, com controle de freqüência sob responsabilidade dos pilotos.
6.2 – 29/11/2008 – Sábado :
a) Hits Classificatórios - cronometrados, com controle de freqüências pela direção de prova :
- 10:00 horas
- 10:30 horas
- 11:00 horas
- 11:30 horas
- 14:00 horas
- 14:30 horas
- 15:00 horas
- 15:30 horas
- 16:00 horas
- 16:30 horas
b) Os Hits serão de 5 (cinco) minutos de aquecimento + 10 (dez) minutos de corrida;
c) Os 4 (quatro) melhores classificados sobem direto para a final;
6.3 – 30/11/2008 – Domingo :
a) Duas Semi-Finais - cronometradas, com controle de freqüências pela direção de prova :
- 10:00 horas
- 11:00 horas
b) As Semi-Finais serão de 5 (cinco) minutos de aquecimento + 20 (vinte) minutos de corrida;
c) Destas duas Semi-Finais sairão 6 (seis) classificados para a Prova Final :
c-1) campeão e vice de cada classificatória;
c-2) 5º (quinto) e 6º (sexto) melhores tempos das classificatórias.
7 - Prova Final
a) cinco minutos de aquecimento de pneus;
b) o Diretor de prova anunciará o final do aquecimento de pneus e os pilotos deverão terminar a volta já aberta e alinhar na sua posição de largada no grid;
c) quando o último carro parar no seu ponto do grid, o diretor abrirá a contagem regressiva de dez (10) segundos. Os pilotos deverão aguardar o "start" do Diretor de prova para a largada;
d) o grid será no estilo “fila indiana” (um atrás do outro);
e) a duração da prova será de trinta (30) minutos corridos;
f) não será permitido o reabastecimento durante a prova;
7.1 - Solicitação de Tempo
a) o pedido de tempo será permitido somente antes da prova final, para reparo de equipamento, que será de dez (10) minutos;
b) somente um (1) pedido de tempo será acatado, para todos os pilotos;
c) o pedido de tempo será acatado desde que seja solicitado até três (3) minutos antes do início da prova e os três (3) minutos que faltavam para o início da prova, serão acrescidos aos dez (10) minutos de tempo. Portanto, a prova somente terá sua largada após treze (13) minutos.
d) durante o período de tempo, a pista ficará fechada.
e) o piloto que fizer a solicitação deverá largar na ultima posição e o seu lugar ficará vago no grid. Na impossibilidade de retornar ao grid a tempo da nova largada, deverá largar do seu Box, após a autorização do fiscal.
f) ao final do período de tempo, o Diretor de prova iniciará novo procedimento de largada;
8 - Penalizações
Serão aplicadas pelo Diretor de Prova aos pilotos, quando do não cumprimento do regulamento.
As penalizações serão divididas em:
8.1 - Advertência Verbal:
O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
- Piloto {nome}, você está sendo advertido verbalmente por {motivo}.
Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que não interfiram na performance dos pilotos adversários, como:
a) obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido (não utilizada para efeito de penalização);
b) tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que este perca sua posição;
c) acidentar-se por entrar no box em velocidade exagerada;
8.2 - Time Penalty:
O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
- Piloto {nome}, "Time Penalty", você esta sendo penalizado por {motivo}.
Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
a) piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) usar termos de baixo calão;
c) tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
d) ter recebido uma advertência verbal no mesmo dia da corrida;
e) falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
f) queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
g) obstruir o fluxo nos boxes;
h) parar o carro com os pés;
i) realizar, na pista, reparos no carro;
j) pilotar imprudente e perigosamente (a critério da Direção de Prova), de forma que interfira no resultado da corrida.
8.3 - Como cumprir o Time Penalty:
a) o piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes em velocidade compatível com a área de boxes (velocidade baixa), parar por 10 segundos no seu box e após a autorização do Diretor de prova, retornar à pista;
b) o piloto penalizado terá três (3) voltas para cumprir o Time Penalty;
c) caso falte menos de três (3) voltas para o término da prova e o piloto ainda não cumpriu sua penalização, o piloto terá acrescido vinte (20) segundos ao seu tempo;
8.4 - Desclassificação:
a) casos de irregularidades na vistoria técnica após a prova, por protesto de algum piloto;
b) após o terceiro "Time Penalty", durante a competição;
c) deliberada obstrução de outros carros na tentativa de influenciar no resultado da corrida;
d) nos casos de agressões verbais;
e) insistir em manter o carro com algum problema técnico na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.(Ex:pipa solta/quebrada, pneu rasgado ou descolado, que interfira na estabilidade do carro, etc.)
f) quando o piloto utilizar a pista fora do horário estabelecido pela organização do campeonato.
9 - Eliminação dos eventos
No caso de agressão física.
10 - Situações especiais de corrida
10. 1 - Interrupção de corrida
Caso a corrida seja interrompida por mais de 60 minutos, por motivos fora do controle dos realizadores, o Diretor de Prova juntamente com representantes da organização de prova e sem interferência dos pilotos, poderão decidir por cancelar a etapa.
10.2 - Pane no sistema de cronometragem:
Aguardar até uma (1) hora antes de reiniciar o evento. Caso persista o problema, a decisão ficará a cargo da Comissão organizadora.
10.3 – Pane no sensor de um dos carros :
É obrigação do piloto, instalar o sensor em um local seguro e que não possua entre ele e a pista nenhuma peça de alumínio/carbono, pois elas diminuem a eficiência do mesmo.
§ único – a prova só será parada por pane “geral” do sistema.
10.4 - Situações de mau tempo:
Só haverá cancelamento de prova por motivo de mau tempo (chuva), com a votação de 50% (cinqüenta por cento) + 1 (mais um) dos pilotos presentes na pista, no dia da etapa.
10.5 - Em caso de cancelamento da Prova Final, valerão os tempos da classificatória para a formação do grid, como resultado final do campeonato.
11 - Protesto
Somente serão aceitos protestos por escrito e encaminhados em mãos ao Diretor de prova ou seu assistente.
11.1 - Prazo para encaminhamento dos protestos:
a) cinco (5) minutos após o término = nas classificatórias (Hits e Semi-Finais)
b) dez (10) minutos após o término = na prova final
11.2 - Protestos contra fraudes no regulamento técnico serão aceitos e verificados mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100,00 (cem reais) por protesto. Caso o protesto seja válido o valor ficará no caixa da categoria, caso contrário ficará com o protestado.
11.3 - No caso de protestos contra resultados, o responsável pela cronometragem e o Diretor de Prova verificarão o(s) resultado(s) questionado(s) e decidirão a(s) questão(ões).
11.4 - A Direção de Prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.
11.5 - A Organização não será obrigada a atuar sobre tais queixas, mas estudará seriamente uma resposta, caso seja inquirida.
11.6 - Protestos contra as decisões da Comissão Organizadora deverão ser encaminhados a um dos membros desta Comissão, depois do evento e por escrito.
§ único: a presença dos envolvidos durante um protesto é obrigatória.
12 - Regulamento Técnico
12.1 - motor 23W e 24W serie nova, dois (2) tempos, até quatro (4) janelas, sem nitro e sem turbo;
12.2 - câmbio somente de uma velocidade;
12.3 - está liberado o uso de todos os tipos de pipa (observar limite de ruídos), mas somente serão aceitas pipas com “muffler” (boró);
12.4 - todos os carros devem ter um (1) sistema de freio operacional capaz de parar o carro e um sistema de embreagem capaz de deixar o carro parado com motor ligado sem o acionamento do freio.
12.5 - carroceria tipo Turismo (Sedan,Coupe), nas versões duas (2) e quatro (4) portas;
exemplo: Audi A4, Audi TT , Mercedes, Porsche, Ferrari, Peugeot Coupe, BMW, todas
§ único – não serão permitidas carrocerias “protótipo”.
a) a carroceria deve ser feita de um material flexível e deve ser pintada corretamente. As janelas devem ser transparentes, semitransparentes ou pintadas com cores contrastantes com as do carro;
b) todas as janelas poderão ser abertas, respeitando-se o tamanho do vidro, com exceção do Pára-brisas dianteiro que só poderá ter uma abertura (mínima) para passagem da antena do receptor;
c) dentro da carroceria não serão permitidas modificações ou ajustes aerodinâmicos de quaisquer natureza;
12.6 - aerofólio :
a) altura : não poderá ficar acima da linha do teto do carro;
b) largura : não poderá ultrapassar as laterais da bolha;
12.7 - o pára-choque dianteiro tem que seguir o contorno do corpo do carro e deve ser construído para minimizar danos resultados de batidas. O pára-choque deve ser feito de borracha de espuma ou um material plástico flexível;
12.7 - nenhuma parte do carro pode sair para fora da bolha, quando visto de cima;
§ único – exceção feita aos pneus traseiros que, devido ao “toe”, poderão ficar com parte traseira aparecendo;
12.9 - a antena do receptor deve ser flexível. Não é permitido carbono, GRP, aço, etc...;
12.10 - o uso de giroscópios eletrônicos não é permitido;