Corrida Maluca VCC – 37° FESBRAER


REGULAMENTO

CORRIDA MALUCA VCC 37.o FESBRAER
CLUBE DE MODELISMO ASAS DO VALE
GASPAR – AEROMODELISMO VCC/U-CONTROL
SÁBADO 20/04 das 15h às 18h E DOMINGO 21/04 das 10h às 12h., briefing a partir das 15h.
Local: Pista de VCC do CLUBE DE MODELISMO ASAS DO VALE – GASPAR – SC
REGULAMENTO
01 – A duração de cada corrida será de 8 minutos, e vencerá quem der o maior número de voltas;
02 – Cada corrida será disputada por 2 equipes voando simultaneamente;
03 – A participação será com equipe de 2 pessoas, sendo 1 piloto e 1 mecânico, com 1 aeromodelo nas características
determinadas abaixo:
04 – Aeromodelo controlado por cabo, predominantemente em balsa, com envergadura mínima de 70 cm, equipado com
motor até .25 pol. cúbicas, com tanque metálico sem pressurização, dotado de trem de pouso com pelo menos 2
pernas/rodas;
05 – Os cabos serão de 15.5 m, e serão fornecidos pela direção da prova com conectores e manete;
06 – O abastecimento será feito antes da partida e após cada pouso, através de uma seringa calibrada com 20 ml de
combustível, fornecida pela direção da prova a cada abastecimento;
07 – A partida deverá ser dada sem o auxílio de motores de partida (starters);
08 – As equipes deverão se comportar de forma ética, e cuidar da segurança durante o voo, evitando colisões e situações
de perigo (ex.: impedir a ultrapassagem, colocar em risco o piloto e mecânico da equipe adversária, agressões físicas
e verbais);
09 – O mecânico deverá usar capacete fornecido pela direção da prova;
10 – O piloto deverá pousar o modelo dentro do círculo de voo;
11 – O mecânico deverá ter permissão do diretor da prova para adentrar o círculo de voo para pegar o modelo;
12 – Não será permitido pegar o modelo em movimento;
13 – Após o pouso completo do modelo, o mecânico deverá retirá-lo do círculo de voo e iniciar o abastecimento e partida
fora deste círculo;
14 – Não será permitida ação de rebocar o modelo pelo piloto durante o voo;
15 – As ultrapassagens deverão ser feitas sobre o modelo mais lento (nunca por baixo);
16 – A altura máxima de voo é de 3 metros, sendo que durante as ultrapassagens, não poderá exceder 6 metros.
CARACTERÍSTICAS DA PROVA
A PROVA SERÁ DIVIDIDA EM 3 PARTES:
1) 1 (um) voo de qualificação para todas as equipes;
2) 1 (uma) semifinal com as 4 equipes que deram mais voltas dentro dos 8 minutos;
3) 1 (uma) final entre as 2 equipes que foram mais bem qualificadas na semifinal.

A ordem de voo das equipes será definida por sorteio;
– Os competidores deverão observar a ordem de apresentação, e estar prontos para a partida quando forem chamados;
– A partida do motor será autorizada quando o tempo for aberto pelo diretor de prova. A partir desta autorização, inicia-se
a contagem das voltas nos 8 minutos de prova para as 2 equipes que estarão na pista.
PONTUAÇÃO
– O não cumprimento do estabelecido nos itens de 03 a 09, implicará na desclassificação da equipe;
– O não cumprimento dos itens de 10 a 16, implicará no desconto de 1 volta por infração cometida;
– As equipes serão classificadas pelas voltas realizadas durante o tempo de prova, descontando-se as voltas perdidas
pelas infrações cometidas.

Data

19, 20 e 21 de Abril de 2024

local

Clube de Modelismo Asas do Vale - Gaspar /SC