Pré Brasileiro de 1/5 – Automodelismo OnRoad

Regulamento do Campeonato Pré-Brasileiro e Brasileiro 1/5 Big Scale 2024

COMISSÃO ORGANIZADORA E REGULAMENTADORA
A Comissão Organizadora do evento é composta pelos: Nilso de Souza, Arthur Brasileiro e Leonardo Sauin. Esta comissão é soberana para dirimir quaisquer duvidas ou questionamentos sobre o Campeonato Brasileiro 1/5 Big Scale 2024.

INTRODUÇÃO
A organização deste campeonato de automodelos rádio-controlados, adota como princípio as normas da IFMAR (www.ifmar.org). Porém, algumas modificações foram feitas neste
regulamento e prevalecerão sobre esta associação, com o intuito de adaptar estas regras à nossa realidade. Quaisquer hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pela Comissão
Organizadora do evento, o mais rápido possível.
A Comissão Organizadora é autônoma, independente e soberana em suas decisões.
Todos os Pilotos que se inscreverem neste Campeonato estão cientes disto, aceitam tal como verdade e abdicam de todo e qualquer recurso em qualquer instância, por mais privilegiado que seja.

Organização e Regulamentação das Corridas

1. Pessoal Envolvido:
1.1 Além da Comissão Organizadora, o Clube contará com 3 pessoas que farão a organização da corrida: 1(um) Diretor de Prova, 1(um) Cronometrista e 1(um) Fiscal de Vistoria.
1.2. O Piloto, antes de iniciar suas atividades na pista, deverá fazer e pagar sua inscrição.

2. Inspeção Técnica:
2.1. Será realizada ao final de cada corrida válida, de acordo com a ordem solicitada pelo diretor de prova. Também será realizada, caso ocorra o protesto por parte de algum Piloto participante.

3. Frequências de Rádio:
3.1. Cada Piloto deverá inscrever de preferência duas, e no mínimo uma frequência;
3.2. Em caso de ocorrência de frequências iguais, o Diretor de prova deverá chamar os Pilotos e propor sua troca, dentro do espírito esportivo. Caso isso não ocorra, será feito sorteio, até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid;
3.3. Caso a direção de prova solicite, todos os rádios serão retidos no momento da inscrição. Os Pilotos somente poderão usá-los, quando lhes for permitido o acesso ao palanque de pilotagem. Quando terminar a prova que o Piloto estiver participando, o mesmo deverá colocar seu rádio de volta no respectivo lugar, não podendo descer do palanque com ele. Caso isso ocorra, o Piloto será desclassificado da prova que tenha participado. O rádio somente poderá ser manuseado fora do palanque para reparo ou troca de pilhas/baterias, ou com autorização prévia do diretor de prova, em casos excepcionais;
3.4. Será excluído do Campeonato o Piloto que efetuar a troca de frequência, sem comunicar antecipadamente à direção de prova;
3.5 Rádios com frequência 2.4ghz estão desconsiderados de todos os tópicos acima.

4. Posição no Palanque e Boxes:
4.1. A posição no palanque será de livre escolha. Não havendo concordância entre os Pilotos, será feito sorteio até a definição do Grid. Isto definido, o critério será o de melhor colocação no Grid.

5. Sensores de Cronometragem (Transponder):
5.1. É obrigação do Piloto, instalar o sensor em um local seguro e que não possua entre ele e a pista nenhuma peça de alumínio/carbono, pois elas diminuem a eficiência do mesmo.
5.2. A prova só será parada por pane “geral” do sistema, em caso de ocorrem panes em até 03 carros não será considerado problema do sistema e a corrida será dada como válida.
5.3. Sensor Próprio: O Piloto poderá instalar em qualquer lugar no seu carro.
5.4. O setor de cronometragem deve testar os transponders antes do início das atividades e no final das atividades do dia de prova.

6. Locais das Provas:
6.1. Os dois campeonatos ocorrerão no Clube Asas do Vale, localizado em Gaspar/SC.

7. Inscrições:
Pré- Brasileiro 1/5 – 16,17 e 18 de Agosto/2024
Brasileiro 1/5 – 25, 26 e 27 de Outubro/2024
Inscições feitas e pagas até dia 15 de julho de
2024
Inscições feitas e pagas até dia 25 de setembro de
2024
Valor das inscrições: R$280,00 – Categoria PRÓ
R$180,00 – Categoria Light
Valor das inscrições: R$300,00 – Categoria PRÓ
R$200,00 – Categoria Light

7.1. O número máximo de inscritos será de 35 pilotos por categoria.
7.2 Os pilotos poderão se inscrever nas duas categorias (PRÓ e Ligth) no valor de R$380,00 (Pré – Brasileiro) e R$420,00 (Brasileiro).
7.3. A inscrição é individual e intransferível;
7.4. O valor não será devolvido caso o Piloto tenha problemas e não consiga participar da corrida;
7.5. Somente os Pilotos inscritos podem realizar treinos durante este período.
7.6. É permitido a inscrição de até 2 pilotos estrangeiros, convidados, que poderão disputar a final e ocupar vagas, porém suas posições não serão consideradas para o título de campeão Brasileiro, caso estes pilotos encerrem a final em posições de pódio, suas colocações serão transferidas para o piloto que chegar em posição inferior e assim sucessivamente, portanto pilotos estrangeiros convidados, independente de sua colocação final, serão considerados como últimos colocados.

8. Calendário / Informações Adicionais:
8.1 Sendo o cronograma definido da seguinte maneira:

Pré- Brasileiro 1/5 – 16,17 e 18 de Agosto/2024
Brasileiro 1/5 – 25, 26 e 27 de outubro/2024
16 de Agosto à partir das 8:00h – Pista aberta para
treinos livres.
25 de outubro à partir das 8:00h – Pista aberta para
treinos livres.
17 de Agosto – Manhã: 8h~9:25h – Pista aberta –
Treinos livres cronometrados para 4 grupos para
26 de outubro – Manhã: 8h~9:25h – Pista aberta –
Treinos livres cronometrados para 4 grupos para

formação de posições nos Heats
Manhã: 9:30h~13:00h – 3 heats de 10 minutos para 5 grupos, PRÓ A,B,C,D – definição P1 ao P35 e LIGHT Almoço 13:00 as 14:00 – pista aberta
Tarde: 14:00~15:00 – Oitavas de final PRÓ – P20 ao P35 A e B (20 minutos cada)
Tarde: 15:00~16:00h – Quartas de final PRÓ – P11 ao P20 + 10 classificados das Oitavas – A e B (20 minutos cada)
Tarde: 17h~18h – Treinos Livres/ Pista aberta
formação de posições nos Heats
Manhã: 9:30h~13:00h – 3 heats de 10 minutos para 5 grupos, PRÓ A,B,C,D – definição P1 ao P35 e LIGHT Almoço 13:00 as 14:00 – pista aberta
Tarde: 14:00~15:00 – Oitavas de final PRÓ – P20 ao P35 A e B (20 minutos cada)
Tarde: 15:00~16:00h – Quartas de final PRÓ – P11 ao P20 + 10 classificados das Oitavas – A e B (20 minutos cada)
Tarde: 17h~18h – Treinos Livres/ Pista aberta
18 de Agosto – Manhã: 7~9h – Pista aberta/treinos livres separados em grupo
Manhã: – 9~9:40h – LIGHT – SEMI FINAL, (se houver menos de 12 pilotos este tempo será remanejado)
Manhã: 9:50 ~12:00h – PRÓ – Semi Final – P1 ao P10
+ 10 classificados das semis (A e B 20 min cada) Almoço 12:00 as 13:00 – Pista aberta.
Tarde: 13h ~ 13:30h – PRÓ – Repescagem (2 carros eliminados nas semifinais avançam – 20min)
Tarde: 13:45 – Final LIGHT (20min) Tarde: 14:30h – Final PRÓ (12 carros)
27 de outubro – Manhã: 7~9h – Pista aberta/treinos livres separados em grupo
Manhã: – 9~9:40h – LIGHT – SEMI FINAL, (se houver menos de 12 pilotos este tempo será remanejado)
Manhã: 9:50 ~12:00h – PRÓ – Semi Final – P1 ao P10 + 10 classificados das semis (A e B 20 min cada)
Almoço 12:00 as 13:00 – Pista aberta.
Tarde: 13h ~ 13:30h – PRÓ – Repescagem (2 carros eliminados nas semifinais avançam – 20min)
Tarde: 13:45 – Final LIGHT (20min) Tarde: 14:30h – Final PRÓ (12 carros)

8.2. Serão formados grupos para os treinos livres de sábado, isto para um melhor aproveitamento do treino, para todos. Portanto, chegar cedo é imprenscindível pois poderá perder sua janela de treino livre que começará a partir das 8:00h no sábado.
8.3. Os diretores e organizadores terão a liberdade de alterar o cronograma caso a previsão do tempo não esteja favorável para utilização da pista, podendo assim ser antecipado ou adiado o cronograma.

9. Regulamento Técnico:
9.1. Serão permitidos apenas motores até de 23cc, dois (2) tempos, até quatro (4) janelas, sem nitro, sem turbo, sendo permitido somente carros 4×2;
9.1.1. Deve existir um filtro de ar na entrada do carburador. A entrada de ar do carburador (venturi) poderá ter no máximo 13mm de diâmetro;
9.2. Câmbio somente de uma velocidade;
9.3. Está liberado o uso de todos os tipos de pipa (observar limite de ruídos), mas somente serão aceitas pipas com “muffler” (boró);
9.4. Todos os carros devem ter um ao menos (1) sistema de freio operacional capaz de parar o carro e um sistema de embreagem capaz de deixar o carro parado com motor ligado sem o
acionamento do freio;
9.5. Carroceria tipo Turismo (Sedan,Coupe), Nascional e Importada, nas versões duas (2) e quatro (4) portas;
9.5.1. Não serão permitidas carrocerias “protótipo”;
9.5.2. A carroceria deve ser feita de um material flexível e deve ser pintada corretamente. As janelas devem ser transparentes, semitransparentes ou pintadas com cores contrastantes com as do carro;

9.5.3. Todas as janelas poderão ser abertas, respeitando-se o tamanho do vidro, com exceção do pára-brisa dianteiro que só poderá ter uma abertura (mínima) para passagem da antena do receptor;
9.5.4. Dentro da carroceria não serão permitidas modificações ou ajustes aerodinâmicos de qualquer natureza;
9.5.5. Aerofólio:
9.5.5.1. Altura: não poderá ficar acima da linha do teto do carro e ter no máximo 60mm de altura em relação a tampa do porta malas do carro;
9.5.5.2. Largura: não poderá ultrapassar as laterais da bolha; não podendo ultrapassar a linha traseira da carroceria quando visto de cima;
9.5.5.3. Deve ser de somente um plano (não podendo ter 02 ou mais asas);
9.6. O pára-choque dianteiro tem que seguir o contorno do corpo do carro e deve ser construído para minimizar danos resultados de batidas e deve ser feito de borracha ou espuma ou um material plástico flexível;
9.7. Nenhuma parte do carro pode ficar para fora da bolha quando visto de cima;
9.7.1. Exceção feita aos pneus traseiros que, devido ao “toe”, poderão ficar com parte traseira aparecendo;
9.8. A antena do receptor deve ser flexível. Não é permitido carbono, GRP, aço, etc;
9.9. O peso mínimo dos carros (sem combustível) deve ser de 10 kg; e o máximo de 12kg;
9.10. O uso de giroscópios eletrônicos não é permitido;
9.11. O tanque de combustível deve ter no máximo 700ml de capacidade cúbica;
9.12. Será permitido durante o campeonato a utilização de apenas um(1) motor e um(1) chassis por piloto, os mesmos serão lacrados quando a vistoria for efetuada e serão verificados a qualquer momento de acordo com a solicitação da direção de prova ou vistoriados. O rompimento de qualquer um dos lacres poderá ocasionar a eliminação imediata do piloto do Campeonato;
9.12.1 Em caso de necessidade de limpeza do sistema de refrigeração do motor ou manutenção do recoil, que necessitará de rompimento do lacre, o mesmo deverá ser efetuado mediante autorização prévia do vistoriador da corrida, sendo o lacre substituído por outro após o termino
da manutenção, não é permitido a troca da camisa ou peças internas do motor;
9.12.2 Em caso de quebra (e apenas quebra) do motor, o motor poderá ser substituído por outro que será lacrado novamente e o piloto largará da ultima posição do grid da semi final ou final. Falta
de potência ou compressão não são motivos para troca de motor. O motor quebrado ficará retido na vistoria;
9.13. A direção pode optar por não realiazar inspeções tecnicas, porém caso opte em realizar poderão ser a qualquer momento da competição.

10. Procedimento de abastecimento para a final:
10.1. O piloto deve trazer o carro para a realização do abastecimento com o tanque completamente Vazio;
10.2. A proveta de combustível, será abastecida pelo diretor/vistoriador com 700ml do combustível fornecido pelo piloto;
10.3. O enchimento da proveta será realizado em local e de forma que permita a todos os pilotos acompanharem o procedimento;
10.4. O abastecimento do automodelo, será realizado pelo piloto ou por seu mecânico, ou pelos dois, imediatamente após a liberação da proveta com o combustível e de forma a permitir que o

diretor/vistoriador possa acompanhar o procedimento;
10.5. A ordem do abastecimento será a ordem decrescente do grid de largada;
10.6. Após abastecimento para final, os automodelos devem ficar à sombra, em local predeterminado pelo diretor/vistoriador e não poderão passar por qualquer procedimento que altere para mais a quantidade de combustível do automodelo. Havendo suspeita de alteração, cabe ao diretor/vistoriador analisar e decidir se o procedimento, de fato, comprometeu a legitimidade do abastecimento. Em caso positivo, a punição aplicável é a imediata eliminação do piloto do campeonato.

11. Procedimento de Largada:
11.1. Para todas as finais e sub finais, o aquecimento (warm up) será iniciado 3(três) minutos antes
da hora da largada. Caso houver pedido de tempo durante o aquecimento, ao retorno, todos os pilotos se posicionarão para a largada, não havendo mais tempo para aquecimento;
11.2. Os carros serão chamados para suas posições na linha de largada, 22 (vinte e dois) segundos antes do inicio da prova;
11.3. Os pilotos, conduzem seus bólidos pelo traçado de corrida até as suas respectivas posições de largada e permanecem parados aguardando o alinhamento dos demais pilotos;
11.4. O pedido de tempo será permitido somente antes do alinhamento dos pilotos no grid de largada;
11.5. O tempo concedido ao piloto que o solicitou, será de 10min, ficando a pista aberta para testes, apenas para o piloto que solicitou o tempo;
11.6. Somente o piloto que solicitou o tempo está autorizado a mexer no carro, os demais ficarão no box aguardando o inicio da prova;
11.7. Não haverá mais possibilidade de pedido de tempo após a chamada do diretor para o
alinhamento do grid de largada, sendo autorizado somente um pedido de tempo antes do inicio da prova.
11.8. O carro que, por algum inconveniente não conseguir sair dos boxes até 30s para a largada, terá que alinhar na ultima posição vazia do grid;
11.9. O diretor de prova e os diretores adjuntos, fiscalizarão a posição de largada de cada piloto para evitar qualquer ganho de vantage;
11.10. Se o grid não estiver de acordo com o que foi dito pelo diretor, o piloto que causou o atraso por parar fora de posição será punido com uma passagem pelo box (drive-through penalty).

12. Penalizações:
12.1. Durante o evento as punições utilizadas serão: Advertência, Drive-Thru, Stop and go (10s), desclassificação e eliminação. Todas as punições poderão ser dadas pelo diretor e pelo fiscal/vistoriador. Fica a critério da direção de prova como será aplicada a punição ao piloto;
12.2- Advertência – Será aplicada ao piloto que tiver uma má conduta ou que
não ponha em risco a performance de outro piloto nem o andamento da corrida, a segunda advertência para o mesmo piloto será automaticamente um drive-thru;
12.3- Drive-Thru – Será aplicada ao piloto que tiver uma má conduta tentando
obter vantagens, atrapalhando o bom andamento da corrida, conduta que ponha em risco a integridade física dos mecânicos e gandulas e conduta indevida por parte do mecânico. O segundo Drive-Thru para o mesmo piloto será automaticamente um Stop and Go;
12.4 – Stop and GO – será de dez (10) segundos parados no box. Podendo gerar stop and go qualquer conduta que prejudique o desempenho e bom andamento da corrida ou de oponentes como: colisões propositais; corte de pista; atitudes anti desportivas tanto na pista como
no palanque; palavras de baixo calão durante todo o evento com a intenção de ofender o

oponente ou os gandulas; piloto que não der passagem quando estiverem levando volta.
Dar passagem quando estiver levando volta durante as corridas é OBRIGATÓRIO. Para o cumprimento do stop and go, o diretor de prova deverá ser avisado e o mesmo, marcará o tempo e dará a ordem para que o piloto deixe o box. Em todo o GP, o piloto poderá ser penalizado com Stop and Go apenas 4 vezes, o 5º(quinto) Stop and Go, ocasionará a eliminação imediata do piloto da competição;
12.5.- Desclassificação – Será desclassificado da corrida o piloto
que: não estiver em conformidade com o regulamento técnico ou agir de forma anti- desportiva com o oponente, ficando à critério da direção de prova o julgamento;
12.6. – Desqualificação – Será desqualificado do evento, o piloto que acumular 5(cinco) Stop and GO durante o evento; não utilização do chassis previamente lacrado nas corridas válidas; romper o lacre do chassis; não utilização do motor previamente lacrado nas corridas válidas; romper o lacre da tampa do motor/recoil, mesmo que seja para limpeza, sem aviso prévio à vistoria;
12.7. Será desqualificado o piloto que atentar conta a integridade física de qualquer piloto ou qualquer integrante da organização do Campeonato.

13. Considerações Finais
Este regulamento é aplicável para a edição 2024 do Campeonato Pré-Brasileiro e Brasileiro 1/5 Big Scale, que será realizada em Gaspar/SC, ficando ao critério da comissão organizadora a definição
correta das cláusulas a serem aplicadas e desde já, todos estão cientes que as decisões da Comissão Organizadora são supremas e definitivas.
Os gandulas serão contratados somente para a semi-final e final que acontecerá no domingo em ambos os campeonatos. Nos demais dias todos os pilotos ou mecânicos deverão ajudar a glandular, sem exceção!

ESTÁ LIBERADO O USO DE HEADSET E QUALQUER MARCA/QUANTIDADE DE PNEUS!

Data

17 e 18 de Agosto de 2024

local

Clube de Modelismo Asas do Vale - Gaspar /SC