Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves.
Existem várias categorias de aeromodelismo:
- VCC ou U/Control – Voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
- Radio controlado – o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, os sistemas mais modernos utilizam a frequência 2.4 GHz, garantindo assim que a comunicação entre o receptor e transmissor não seja perdida dentro do raio especificado pelo fabricante.
- Voo livre – o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Os tipos mais comuns são:
- Treinadores – Indicados para quem quer aprender a voar;
- Esporte – São modelos simples, que servem para uma continuidade no aprendizado e início nas acrobacias;
- Escala – Modelos mais avançados, réplicas de um modelo real;
- Acrobáticos – Modelos destinados a vôos acrobáticos;
- Acrobáticos 3D – Modelo também acrobático, voltado para um vôo com manobras radicais;
- Pylon-Race – Modelo para provas de velocidade;
- Planadores – Modelos sem motor, voam rebocados ou são lançados.
Instruções de vôo:
Para iniciar na prática do aeromodelismo é absolutamente necessária a orientação de um instrutor. Jamais tente voar o seu modelo sozinho pois é prejuízo na certa, e você poderá se ferir. O Asas do Vale mantém a disposição dos interessados instrutores habilitados e prontos a fornecer toda orientação necessária aos iniciantes, desde a aquisição do equipamento até as aulas de vôo práticas.
Todas as aulas são dadas através de cabo trainer, que liga dois rádio controles num comando duplo para que o aluno tenha toda segurança no aprendizado, sem colocar o seu modelo em risco. Valores das aulas e horários disponíveis deverão ser agendados diretamente com os instrutores.