O CLUBE

NOSSA HISTÓRIA

O Clube de Modelismo Asas do Vale foi fundado em 1986, com o nome de Clube Blumenauense de Aeromodelismo. Possuia sede própria junto ao Aeródromo de Blumenau, num terreno com 6.150m2. A pista para a prática de aeromodelismo rádio controlado tinha dimensões de 100,00m X 8,00m. Neste mesmo ano iniciou-se a organização do 1o Festival Sul Brasileiro de Aeromodelismo.

A realização dos festivais não tinha cunho competitivo, mas tão somente, de desenvolver o caráter esportivo, de demonstração e de fortalecimento do esporte a nível local e nacional, visando o incremento do mercado e do número de aeromodelistas na região.

No primeiro evento, tivemos a participação de 40 aeromodelistas da região e de sócios do Clube.

Não seria presunção, determinar que o Festival Sul Brasileiro de Aeromodelismo, juntamente com o Encontro de Aeromodelismo de Bastos/SP, idealizado pelo saudoso Mikio AMANO, foram os precursores do modelismo nacional.

Este pioneirismo do Clube Blumenauense de Aeromodelismo, seus associados e incentivadores, lojistas e distribuidores do ramo, pode ser medido hoje no desempenho dos modelistas de todas as modalidades, que se destacam em âmbito nacional e internacional, e que iniciaram suas demonstrações em festivais.

Em 1992, após a proibição de vôos de aeromodelos junto a aeródromos, pelo DAC – Departamento de Aviação Civil, o Clube Blumenauense de Aeromodelismo, mudou-se para Gaspar, onde alugou um terreno junto ao Centro Comercial Paraíso dos Pôneis, ali construindo uma pista para Aeromodelismo de 120,00 X 10,00m, asfaltada, espaço para Helimodelismo e Pista de Automodelismo OFF-ROAD. Nesta mesma ocasião, passou a denominar-se Clube de Aeromodelismo Asas do Vale – CAAV.

Como se escrito estivesse, os festivais ganharam uma nova força, pois começaram a ser tratados pelos aficionados do aeromodelismo, como o evento maior do gênero no Brasil e um dos maiores do mundo, recebendo investimentos pesados de Distribuidoras e Lojistas do ramo. Neste ano, o número de inscrições já andava na casa de 400 aeromodelistas de todo o país e exterior.Porém, o anseio por uma sede própria nunca cessou.

Em 1998, este sonho foi concretizado com a aquisição de uma área de 140.000m2, em Gaspar, onde vem sendo construído o maior Centro de Modelismo do Brasil. A denominação também mudou para Clube de Modelismo Asas do Vale – CMAV, para assim abrigar todas as modalidades do modelismo: AERO, HELI, NAUTI E AUTO ON e OFF-ROAD.

Esta estrutura foi totalmente construída com recursos próprios, resultantes de grandes esforços de Associados do Asas do Vale, com reforço dos festivais, empresas da região e o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

Ainda falta muito a fazer, mas com o apoio de todos poderemos, efetivamente, transformar o Clube de Modelismo Asas do Vale num complexo padrão, e a cidade de Gaspar na Capital Nacional do Modelismo.

ESTRUTURA ASAS DO VALE

O Clube de Modelismo Asas do vale está atualmente localizado em terreno próprio de 140.000 m² situado as margens da rodovia Jorge Lacerda em Gaspar-SC. Atualmente temos a maior estrutura no Brasil voltada para a prática do modelismo.

Contamos com pista para aeromodelismo RC e VCC, helimodelismo, automodelismo On e Off Road e uma lagoa pra prática de Nautimodelismo. Contamos ainda com um galpão que abriga espaços destinados a montagem de lojas de modelismo, que serve também como estacionamento coberto para os associados.

Regulamentos, Normas de Segurança e Procedimentos de Voo

1- Procedimentos iniciais/controle de frequências

Ao sair de casa verifique se o seu equipamento de rádio está desligado! Lembre-se que, se o seu transmissor estiver ligado, além de descarregar a sua bateria você já poderá estar causando um acidente!

Tenha cuidado ao guardar o transmissor na caixa de campo ou em outro lugar, pois em certas circunstâncias o “switch” do transmissor poderá ser acionado, sem você perceber, com o próprio movimento do carro.

Chegando ao clube, antes mesmo de levar o seu equipamento ao box, faça um reconhecimento das condições de vôo e aproveite a oportunidade para saudar os aeromodelistas presentes.

2- Como preparar o seu equipamento para um vôo seguro.

Não ligue o seu aeromodelo na área dos boxes.

Antes de colocar o motor em funcionamento, verifique se estão boas as condições de carga em suas baterias, transmissor (Tx) e receptor (Rx).

Verifique se as superfícies de comando de seu aeromodelo atuam corretamente.

Satisfeitas as condições anteriores, dê partida em seu motor sempre com osTx e Rx ligados e com o comando do acelerador na posição de baixa rotação do motor.

Ao acelerar o motor, mantenha-se o mais afastado possível da hélice, evite posicionar-se no plano formado pelo eixo longitudinal da hélice.

Nunca utilize hélices avariadas ou não balanceadas, pois, elas podem causar sérios danos ao seu motor e a sua pessoa.

Regule corretamente a carburação do seu motor. Lembre-se que uma falha na decolagem é acidente na certa.

Verificado estes itens você está pronto para voar!

3- Procedimentos de vôo

Verifique a direção dos ventos, predominantes em relação ao eixo da pista (consulte a biruta!).

Faça o taxiamento de seu aeromodelo sempre de maneira segura com o motor em baixa rotação.

Antes de ingressar o seu aeromodelo na pista verifique quem está voando e se um deles não está

fazendo procedimento de pouso. Lembre-se: Quem está pousando sempre tem prioridade!

Com a pista limpa, avise em voz alta: Vou decolar!

Posicione-se sempre no local reservado aos pilotos e faça a decolagem.

Mantenha o aeromodelo sempre a sua frente fazendo o “Retângulo” no sentido do tráfego predominante.

Se você pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego ( 1 a 3 voando). Realize as manobras sempre a uma altitude segura (mínimo de 30 metros) e de preferencia na sua frente.

Se você pretende realizar passagens rasantes sobre a pista escolha um momento de nenhum tráfego.

Em nenhuma hipótese sobrevoe o box.

O espaço autorizado para vôos está delimitado pelo eixo formado pela linha divisória entre o box e a pista e toda a área existente na direção do centro da cidade de Gaspar.

Ao iniciar procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida e avise em voz alta:Vou Pousar! Você terá sempre a preferência.

Retire imediatamente o seu aeromodelo da pista. Em caso de pane do motor somente ingresse na pista em total segurança.

Terminado de voar, não esqueça, devolva ao quadro a sua placa de frequência!

4- Vôos com helicópteros

Todas as normas de segurança estabelecidas nos itens anteriores são válidas também para helicópteros.

Não será permitindo o vôo de helicópteros na área reservada aos aviões quando em uso por aviões.

5- Licença para voar/ Vôos de instrução

Os aeromodelistas principiantes somente poderão voar seus aeromodelos acompanhados de um instrutor habilitado pelo CMAV.

Os vôos de instrução somente poderão ser realizados em momento de pouco tráfego (1 a 3 aeromodelos voando simultaneamente).

Os aeromodelistas principiantes somente receberão sua licença para pilotar (BRA) quando forem aprovados por exame prático e teórico promovido por instrutor habilitado pelo CMAV.

6- Disposições gerais

Todas as normas e procedimentos aqui estabelecidos são dirigidos aos sócios do CMAV, e são válidas em quaisquer situações e locais aonde possa se praticar o aeromodelismo de uma maneira segura e compatível com as nossas tradições.

As demonstrações realizadas em outros locais em nome do CMAV somente serão permitidas após avaliação da diretoria técnica.